Revirando rotinas.

domingo, 3 de agosto de 2008

Otelo.

Otelo será apresentado no Treze de Maio

No dia 7 de agosto, a partir das 20h, através do Projeto Treze: Palco da Cultura, estréia em Santa Maria o espetáculo “Otelo – O Mouro de Veneza”, obra inspirada na tragédia de William Shakespeare. O palco de apresentação será o Theatro Treze de Maio. Uma história de amor, intrigas, vingança, violência e assassinatos traz ao público santa-mariense maior contato com a obra do poeta inglês, cujos temas permanecem vivos até os dias atuais.

A direção da peça está sob a responsabilidade de Aline Castaman, formada pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A diretora, na definição do espetáculo, optou por uma linguagem cênica sóbria no cenário e no figurino dos atores, além de uma formalidade estilística, ressaltando as complexidades e peculiaridades do texto de Shakespeare. Este trabalho teve início com a tradução do Prof. Enéias Tavares, também da UFSM, que faz parte do Grupo de Estudos "Tragédia: Interpretação e Tradução" que trabalha com obras de Shakespeare.

Segundo Aline, esta é uma apresentação diferente, com uma tradução em verso para o palco, recriando assim a musicalidade dos versos do autor, sendo este um diferencial do espetáculo. “Queremos trazer o público para este tipo de obra, queremos um público que esteja aberto para este espetáculo que estamos preparando”, comentou a diretora.

No dia 8 de agosto, às 20h, haverá outra apresentação, também no Theatro Treze de Maio. O espetáculo tem aproximadamente três horas de duração, sendo apresentado em dois atos, com intervalo entre eles. A peça há dois anos vem sendo preparada para apresentação ao público. Os últimos ensaios estão acontecendo todas as manhãs no Teatro Caixa Preta, na Universidade Federal de Santa Maria.

Ingressos - Os ingressos estarão à venda no próprio teatro com o valor de R$ 12, tendo desconto de 50% a estudantes e idosos. Para os sócios do Theatro o valor do ingresso é R$ 10.

Ficha técnica:
Direção: Aline Castaman
Tradução e Dramaturgia: Enéias Tavares
Supervisão: Lawrence Flores Pereira
Iluminação: Luis Fernando Marques
Figurinos: Aline Castaman e Rosália Freire Santos
Confecção do Figurino: Maria Quaiatto
Projeto Cenário: Luara Mayer e Suelen Artuso

Otelo: Leonel Henckes
Desdêmona: Danielle Eichwald
Iago: Marco Soriano
Emília: Tais Gauer
Brabâncio: Geraldo Wobido
Cássio: Jéferson Ilha
Rodrigo: Daniel Lucas
Ludovico: Gustavo Carpes
Mensageiro: Régis D’Ávila
Duque de Veneza: Enéias Tavares
Bianca: Gabriela Amado

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial