Revirando rotinas.

sábado, 7 de julho de 2007

Exemplo


Aqui em Santa Maria está acontecendo a 3ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. Hoje pude ver o quanto a economia solidária representa para as pessoas que estão aqui. Falei com uma senhora do Rio de Janeiro que participa pela primeira vez da Feira daqui. Ela me falava do seu encantamento pelo evento, pelo espírito das pessoas, pela solidariedade de todos que passam pelo local.

Ela ainda afirmou que com certeza Santa Maria é a capital da economia solidária. Pois até hoje eu não tinha essa consciência do tamanho de todo este movimento. Eu não sou uma produtora, muito menos da economia solidária, o único contato que tenho é quando a Feira se aproxima, pois meu trabalho se concentra mais nisso. Confesso que sempre achei meio exageradas as manifestações, os elogios, os esforços em torno disso, deste evento. Mas desde ontem parei e pensei que realmente este mundo que eles querem, é um mundo talvez um pouco utópico, mas não totalmente.

Se o capitalismo, a coca-cola, e o Mcdonald's não deixarem de fazer parte do cotidiano das pessoas (EU PENSO QUE ISSO NÃO DEVE ACONTECER), que pelo menos os exemplos de solidariedade, de apropriação de uma causa, de trabalho em equipe, se espalhem pelo mundo, em nossos convívios, e nossas relações sociais.

Volta a Daiani que parece que tem compaixão e é humana. Às vezes ela tem alguns surtos. Mas é sério... tudo isso é muito bonito, empolgante e desperta entusiasmo. Pena que na segunda-feira tudo volte ao normal. Como já escrevi aqui antes... "no mais, os pássaros cantam, as pessoas vão para seus locais de trabalho, as crianças para a escola, o guardador de carros sempre ali à espera de uma moeda, o mesmo café, o mesmo pastel, o mesmo tudo... e todos na rua sem nem olhar para os lados. Como sempre".

* Que a economia solidária sirva de exemplo e inspiração, pelo menos pra mim...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial