Revirando rotinas.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Terra dos Presidentes.


















Algumas coisas que só São Borja tem, ou que só aqui acontecem...

Tem uma sinaleira (sim, embora muitas pessoas duvidem... SB tem sinaleira sim!) que não é das normais... é daquelas, segundo minha mãe, só para pedir atenção aos motoristas. Ela fica alternando entre o vermelho e o amarelo... sempre. Lembro que quando era pequena, nem tão pequena, achava que era assim por estar estragada. Mas não. Sempre foi alerta.

As músicas que as pessoas escutam nos carros, com níveis de intensidade maiores que o permitido pelo Código de Posturas de Santa Maria, são do século passado. Certo que as mais atuais ainda não chegaram aqui. O DVD novo da Ivete... bei... o pessoal deve pensar que nem foi gravado ainda. Ah se não fosse a internet... E no rádio então. As músicas mais tocadas, as tops de linha, são as sertanejas que meu excelentíssimo e eu escutávamos no verão. (Sim, adoro sertaneja!). "Do nosso tempo", do Cidadão Quem... quem?

Sobre pontos turísticos: pode parecer bobagem... mas as pessoas são muito ligadas aos túmulos onde estão enterrados Getúlio Vargas (foto), João Goulart (Jango) e, mais recentemente, Leonel Brizola. E tem outra. Em todos os desfiles de 7 de setembro, tem uma senhora de descendência árabe que fica em frente ao palanque das autoridades na Praça XV de Novembro caminhando e exibindo um quadro do Jango. É muito engraçado. Parece que ela teve um caso com ele. Dizem as más línguas... mas se é verdade, sei lá...

A última, segundo meu distinto amigo Gil, dono de um salão de beleza... é que nas escavações de um empresa de telefonia no terreno ao lado da Igreja Matriz (não sei o resto do nome da Igreja) foram encontrados sinais das Reduções Jesuíticas, vestígios dos religiosos que habitavam no local. SB foi o primeiro dos Sete Povos das Missões. Reza a lenda que existe um túnel que liga a Igreja ao Rio Uruguai, e que passa pelo Colégio das freiras... Este túnel seria utilizado pelos padres. MAS NÃO SEI PARA QUE FINALIDADE. E para concluir a história, Gil me disse que quando foram encontrados os resquícios do passado, as escavações pararam, permanecendo os buracos abertos. Teria vindo uma chuva, e os buracos não teriam enchido de água, o que reforça ainda mais a possibilidade do tal de Túnel ser verdadeiro.

Tem outra coisa. Quem vem a São Borja e visita o porto, come peixe frito nos bares do referido local. Não gosto do porto. Só tem gente feia. A cerveja não é gelada. No verão é muito quente e no inverno é muito frio. Deve ser influência do rio. Tem mosquito. E peixe frito eu como em casa.

* Só para constar... SB tem seis cruzamentos com grupos semafóricos, além daquele que eu ainda acho que tem defeito. Com este, totalizam sete. E respondendo ao que muitas pessoas perguntam... SB tem asfalto sim... e carroças não dividem espaço com os carros nas ruas. Pelo menos, não no centro da cidade.

5 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial