Revirando rotinas.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Vento Norte.

Estamos nos despedindo do verão. Ufah, que alívio. Detesto o verão. As pessoas mais parecem picolés derretendo. Os meninos no meio da rua sem camisa e as meninas semi-nuas, de barriga de fora. O outono é a estação que mais me agrada. As folhas nas árvores ficam com cores lindas, tons avermelhados e marrons pintam as ruas. Às vezes tem o vento norte que eu adoro.

Acredito que o que mais gosto em Santa Maria seja o vento norte. De repente é por isso que gosto do Santa Maria Vídeo e Cinema, que tem como prêmio o troféu Vento Norte. A maioria das pessoas que conheço não gosta desta característica da cidade. Dizem que estes dias trazem mau humor, e que é quando desgraças acontecem, com certeza. Desgraça acontece quando tem que acontecer, penso eu.

Várias coisas boas com as quais me deparei vieram em dias assim. Dias que talvez eu estivesse mais aberta a alegrias, momentos em que nada me enrugava a testa ou trazia preocupação. Desde pequena gosto de vento. Adorava sentar em frente ao lar doce lar (minha casa sempre foi um lar doce lar, embora nunca me prendesse tanto a ela) e ficar vendo meu cabelo balançar. Analisando que desenhos as folhas faziam no ar enquanto eram levadas pelo vento. Em São Borja não existe o vento norte, mas sempre tem aqueles ventos de viração. Aqueles que enchem a casa de pó, os olhos de terra, e levam papéis, batem portas e trazem chuva. Coisa bem boa tomar um banho de chuva depois de uma viração. Bem chuva de verão. No último Natal fiz isso.

Como já disse em meu blog, uma vez li um autor que gostava de tomar banho de chuva, pois na precipitação atmosférica (procurei um sinônimo) ele podia expressar todos os seus sentimentos. Ele poderia até chorar que ninguém perceberia, pois suas lágrimas seriam confundidas com os pingos. Nunca chorei nesses dias, muito pelo contrário, quem me viu deve ter visto só sorrisos, risos e gargalhadas junto a amigos que hoje estão longe, mas não menos presentes. Já diz a música “é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”.

Que venha o outono, o vento norte ali por agosto ou setembro, ou se quiser vir antes ou depois não haverá problema algum. Que seja bem-vindo o Santa Maria Vídeo e Cinema em novembro neste ano, e as coisas boas com os amigos que ficaram e os que volta e meia aparecem em Santa Maria da Boca do Monte. Em tempo, só conheço uma pessoa que gosta de vento norte como eu, a Jeanne. Ela também adora andar com os cabelos voando de um lado para o outro nestes dias.

(Texto publicado no www.claudemirpereira.com.br)

3 Comentários:

  • Olá, Daiani. Vou te contar um segredo - que teu blog espalhará, com certeza.
    Teus artigos estão entre as notas mais lidas do meu site em março. Para ser mais preciso, em 15º lugar. Pouco? Só nos primeiros 20 dias do mês, foram 240. Que tal?

    Por Blogger www.claudemirpereira.com.br, Às sábado, 22 março, 2008  

  • migaaa!!tu ta escrevendo cada vez melhor e mais gostoso!
    saudades de ti!
    saudades do vento norte de Santa Maria
    aproveita os cabelos voando por mim!!
    AMOOOOO!!

    Por Blogger Quem escreve, Às sábado, 22 março, 2008  

  • Não vou puxar o saco como os anteriores.
    Quero lembrar que o vento é fundamental e fascinante.
    Não é a toa que uma senhora, chamada Bibiana Terra Cambará, dizia sempre "as coisas acontecem quando venta." Ué? Será que é por isso que o nome do livro é "O Tempo e o Vento"?

    Por Blogger Clayton Coelho, Às segunda-feira, 24 março, 2008  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial