Revirando rotinas.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ECIM


1º ECIM - Shows de música e dança fizeram a alegria do público na programação cultural do evento

26/11/2007 - 23:39:15h

Daiani Ferrari
A primeira noite de apresentações no Hotel Itaimbé foi de muita dança e músicas mostrando a integração entre os povos latinos. O grupo Kyre´y, de San Lorenzo, no Paraguai abriu a noite antes da apresentação do cantor Daniel Torres. Há cinco anos mostrando a cultura do país, os dançarinos, com idade entre 9 e 31 anos, mostraram a representação de uma festa popular, um costume da época colonial, segundo um dos coordenadores do grupo, Daniel Cubas, uma Polka, um ritmo alegre e dançante.
Os vestidos rodados, a botas e o sapateado se assemelham muito às danças tradicionais do Rio Grande do Sul. Muito bater de palmas, dançarinas parecendo prendas na maneira de segurar o vestido, fizeram a alegria do público que não cansou de ver e escutar as canções e representações da dança típica paraguaia. Foi logo após o lançamento do 7º Minuano da Canção Nativa que Daniel Torres iniciou a preparação para subir ao palco.
Os espectadores estavam ansiosos para ouvir músicas que mostram a integração dos povos latinos, assunto que será muito abordado durante toda esta semana em que estará sendo realizado o 1º Encontro de Cidades do Mercosul, em Santa Maria. Daniel, filho de chileno e de argentina, cresceu em Santa Vitória do Palmar (RS), na divisa com o Uruguai. Há 25 anos em Porto Alegre, o músico, com sotaque marcado pelas misturas da origem, já gravou sete CDs, e seu trabalho é marcado pelo mistura das culturas latino-americanas. "Atividades como esta proporcionam a intregração das culturas. Espero que Santa Maria seja só a primeira a fazer este tipo de atividades. Que ela aconteça em outros locais, como Argentina, Uruguai e Paraguai, por exemplo", comentou o músico, instantes antes de subir no palco e arrancar aplausos do público.
7º Minuano da Canção Nativa - Neste primeiro dia de programação cultural no Hotel Itaimbé, que faz parte do 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul, o Secretário de Cultura Humberto Gabbi Zanatta, e o coordenador do Minuano da Canção Nativa, Kuka Pereira, lançaram a 7ª edição do Minuano que será realizado em maio de 2008, em Santa Maria.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial