Revirando rotinas.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Quem quer dinheiro?

Dia desses, contando quanto tinha reunido em moedas em um cofre, me dei conta do grande número de moedas de R$ 1. Outro dia fui à farmácia e recebi de troco uma moeda, que se somou às que estavam em casa. Um dia depois, no mercado, também recebi a peça metálica, prateada e com as bordas douradas, a bendita moeda de R$ 1. E no terceiro dia novamente me foi entregue mais uma moeda. Falei disso e alguém também fez um comentário sobre o número de moedas de R$ 1 que está circulando por aí. Isso não é coisa de agora, mas somente por estes dias que me peguei pensando nisso.

Pesquisando, descobri que no Brasil, somente em 2007, foram gastos R$140 milhões na troca de cédulas estragadas e outros R$ 40 milhões na produção de novas notas. Essa é uma vantagem da moeda em relação às cédulas, dura muito mais. Mas as pessoas têm preconceito (ou pré-conceito, como quiserem) com as moedas, amigas pequenas, redondas e que juntas podem se transformar em um valor “médio-bom”. No ano passado juntei quase R$200 em moedas. A moça da padaria ficou bem feliz quando fui trocar por notas, e minha reunião de moedas de agora já passou dos R$100. Como podem ver, não tenho preconceito.

Lá em 2006 o Banco Central lançou uma campanha para estimular a utilização de moedas, em vez das cédulas de papel. E não é só isso... Além da campanha, foi decidido que seriam tiradas de circulação as notas de R$ 1. Elas têm a maior circulação entre todas, o que acaba fazendo com que sejam as mais danificadas. Eu acho que isso não causa grandes mudanças na minha vida, afinal de contas adoro moedas, assim como notas.

Fazendo um contraponto às moedas de R$1, vistas a todo o momento, falo da nota de R$100. Muito bonita. Gostaria de vê-la mais vezes. No último mês fiquei com uma dessas na carteira por quase um mês, como se isso adiantasse alguma coisa. Pena que ela não pôde ficar por ali, as contas estavam chamando.

Olha como as pessoas são bobas. Não querem moedas de qualquer valor que sejam. São incômodas, pesam no bolso, pequenas, fáceis de perder e ruins de guardar. As notas de R$100 aposto que querem várias. Esquecem que cem moedas de um centavo valem uma nota de R$1, e que cem moedas de R$1 têm o mesmo valor da nota de R$100.

Se alguém ouvir a pergunta que o Sílvio Santos fazia em um programa, “quem quer dinheiro?”, duvido que pergunte se é em cédulas de papel ou em moedas.

Só para constar:
- No dia 12 de março deste ano, no site www.agenciabrasil.gov.br, foi publicado que o Banco Central anunciou que em 2008 serão colocadas em circulação 400 milhões de moedas de R$1. Com esta adição, serão cerca de 1,3 bilhão de moedinhas prateadas com bordas douradas passando de mão em mão ou de bolso em bolso.

(publicado em www.claudemirpereira.com.br)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial