Revirando rotinas.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Mulher.


Mais de uma semana sem escrever aqui, mas foi por uma boa causa. Estava envolvida com o 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul. Evento interessante pelas participações e pelos debates que aconteceram. O que mais me chamou atenção foi o Encontro de Mulheres, que aconteceu na terça (27). Muito se discutiu sobre a inserção das mulheres nas relações. Na verdade considero meio inadequado falar em inserção, porque as mulheres já estão inseridas, é melhor falar em aceitação, nos governos, na sociedade civil, seja onde for, menos em frente a um fogão.

Mulheres para frente, com opinião, pensando em revolucionar seu mundo e o mundo das que não tem esta coragem. Gravei a fala de uma integrante do Fórum de Mulheres do Mercosul. "Quantas meninas mais teremos que perder para os abortos mal feitos?". Ela defende a legalização do aborto e diz que já fez um, mas porque tinha dinheiro, e questiona quantas mais irão morrer por não ter a "mesma sorte" dela.

Sobre o mesmo tema, lembro de algo que Jeanne me disse ontem. Ela falava sobre a certa estranheza que causamos por nos comportamos, de certa forma, em pé de igualdade com os homens. Sobre falar, sermos práticas, auto-suficientes, donas de si. Talvez um pouco, ou um misto, das que vimos no Encontro. O que eu considero uma coisa boa, por muitos é indicativo de medo, ou reprovação. Tenho um amigo que diz que mulheres como nós morrerão sozinhas, nunca encontrarão alguém que esteja disposto a enfrentar isso. Bom, aí já não é problema meu se as pessoas têm medo ou pensam que vivem no tempo em que as mulheres eram carregadas pelos cabelos.

* Só digo uma coisa, copiando uma música... "eu sinto prazer de ser quem eu sou..."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial